O Que É Um Túnel de Vento? É seguro?

O Que É Um Túnel de Vento? É seguro?

04/01/2021

Se você deseja realizar um voo seguro e inesquecível, certamente precisa conhecer um pouco mais sobre o ambiente que torna essa experiência possível. Esse ambiente é chamado de Túnel de Vento. Ele é controlado e permite que você pratique, efetue e desenvolva técnicas de vôo de forma rápida e totalmente eficaz. Ademais, é uma das formas de se dar início ao Curso de Paraquedismo, sempre com a presença de um instrutor. Experimentar o Túnel do Vento proporciona um aprendizado simples e fácil para obter controle corporal, principalmente em ocasiões que envolvam queda livre.

Aliás, ter essa experiência não é difícil. Nós, da iFly Brazil, vamos te imergir nesse universo através do artigo de hoje.

Como Funciona um Túnel de Vento?

Você pode perceber que naturalmente, um túnel de vento deve ser extremamente grande. Se ele não obedecer a essa primeira especificação, não funcionará bem. Normalmente, os túneis de vento utilizados pela engenharia aeroespacial ocupam uma área de cerca de 3.000 m2, ou seja, um pouco mais que quatro estádios de futebol.

Calma! Contudo, os túneis utilizados para as simulações de voo comportam bem menos espaço. Eles funcionam em alta velocidade. E exatamente por isso, o túnel de vento é utilizado, por exemplo, em larga escala nas escuderias de Fórmula 1, para a criação de carros mais estáveis e mais rápidos por meio de alterações na aerodinâmica.

Túnel de Vento é Sinônimo de Diversão!

Certamente, com a iFly Brazil, os túneis de vento têm uma aplicação um pouco diferente. Por aqui, eles são os responsáveis por garantir a experiência fantástica de voar. Antes de tudo, todos os voos são acompanhados de treinamentos, onde são ensinadas instruções importantes para utilizar esse tipo de ferramenta de forma muito segura.

 Essa é uma forma de diversão apresentada atualmente para crianças, adolescentes e adultos, sem restrições. Além disso, é totalmente acessível para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Chamamos o voo de Paraquedismo Indoor, mas com o uso da imaginação você pode inclusive, viver um dia como astronauta.

De Onde veio essa Ideia?

A instituição modelo em tecnologias relacionadas a vôos, aeronaves e suas variações é a tão famosa NASA. Por lá, o túnel de vento é extremamente utilizado para várias ocasiões diferentes. Eles utilizam os túneis, por exemplo, para realizarem experimentos com seus projetos.

Em outras palavras, essas instalações permitem que os engenheiros controlem diretamente tudo o que acontece com a aeronave. Os túneis de vento puxam o ar externo jogando-o para dentro da área de testes. Então, empurram o ar para fora novamente. Isso faz com que uma recirculação de ar seja gerada dentro do túnel.

Eles são formados por grandes ventiladores a base de motores, que fazem com que a circulação do ar esteja sempre ativa durante o vôo.

O Que É Um Túnel de Vento? É seguro?

Por aqui, costumamos dizer que essa experiência é intergaláctica, justamente porque lembra os voos realizados pela NASA para conhecer a nossa Via Lactea. Gostamos de conhecer novos astronautas que estão prontos para experimentar o voo de gravidade zero.

O melhor de tudo é que você pode conhecer um túnel de vento bem de pertinho! É bem fácil! Aqui na iFly Brazil você conhece e experimenta os túneis de vento com muita segurança e muita (muita mesmo!) diversão. Para garantir o seu ingresso basta acessar o nosso site.

Conheça nossas estações espaciais de São Paulo e Brasilia. Dá um play nos vídeos abaixo!

Estamos esperando por você! Vamos voar juntos!

Brasília São Paulo